Home » » Alto Vale e a estrada de ferro, SIM, o trem passou por aqui...

Alto Vale e a estrada de ferro, SIM, o trem passou por aqui...


Trilhos, pontes e túneis. Memórias, registros fotográficos e emoções. Personagens saudosistas. Narrativas empolgantes. Páginas que fazem rir e chorar. Um jovem jornalista e um livro que recorda o passado, faz refletir o presente e pensar o futuro.

Felipe Adam embarcou em “Vagões de Lembranças” para contar a história da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) que há anos cortou a paisagem dos Vales do Itajaí. 

E, para saber mais, o Jornalismo UNIDAVI trouxe Felipe para um bate-papo e para lançar “Vagões de Lembranças”. Uma noite especial e de muita aprendizagem.


“Neste livro-reportagem tentei me pautar não na história propriamente dita, mas nos bastidores dela. Os funcionários da linha férrea, vizinhos de estações, as pessoas que andavam de trem para visitar os familiares. Foi a vivência delas que me fez entender uma época diferente, de mais de quatro décadas atrás, mas que ainda permanece muito viva na memória das pessoas”, revela.

A obra tem a coordenação editorial da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster e é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, no qual 300 exemplares foram distribuídos gratuitamente para instituições de ensino.


 


Sobre o autor:

Felipe Adam é natural de Blumenau, graduado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atuou como repórter em revistas e televisão, e atualmente, trabalha como professor e coordenador pedagógico em curso pré-vestibular. Interessado por assuntos que envolvam a História e a Literatura, “Vagões de Lembranças” é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também  seu primeiro livro.


SHARE

About Jeorgea Waltrick